31 mar 2016

RENAULT APRESENTA O KAPTUR, SUV QUE SERÁ FABRICADO NO BRASIL

Renault Kaptur (Foto: Divulgação)

A Renault apresentou nesta quarta-feira (30) o SUV Kaptur que tem, segundo a empresa, foco no mercado russo. Mas, conforme Autoesporteadiantou ainda em 2013, o modelo também mira o Brasil e será produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Agora, com o lançamento, já é possível sabermos mais alguns detalhes do modelo. Por exemplo suas dimensões: o Kaptur tem 4,33 metros de comprimento, 1,81 metro de largura (sem os retrovisores), 1,61 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Autoesporte já havia antecipado que o modelo seria bem maior do que o Captur vendido na Europa, além do Ford EcoSport, Jeep Renegade e Honda HR-V. Há, ainda, oNissan Kicks, que chega antes, com apresentação prevista já para maio. Como este carro conta com a plataforma do Duster, ela será alongada, tal como foi feito para produzir a Duster Oroch.

Apesar de as vendas na Rússia estarem previstas para até meados do ano, a Renault ainda não confirmou quais vão ser os motores e câmbios desse carro por lá. O que se sabe é que o SUV vai contar com tração integral com bloqueio de diferencial central.

Renault Kaptur (Foto: Divulgação)

Captur nacional

Mas, afinal, o que esperar do Captur que será feito no nosso país? Conforme apuramos, por aqui ele vai contar com mecânica dos carros daNissan, empresa que faz parte do mesmo grupo da Renault. Por isso, espere pelo motor 1.6 HR16 do March e do Versa, mas também o 2.0 F4R do Duster equipará as configurações mais potentes. Mas, não conte com a tração integral que vai ser oferecida no carro russo: por aqui, será somente tração dianteira, já que o modelo será assumidamente urbano.

Como o lançamento do carro ainda está distante, os preços não estão fechados. Mas, tudo indica que a montadora vai tentar oferecê-lo por preços semelhantes aos dos rivais Renegade eHR-V, com iniciais na casa dos R$ 70 mil. Assim, o espaço interno maior deve ser o principal diferencial para fisgar novos clientes. Tanto que é esperado que o SUV da Renault tenha uma versão com sete lugares – esta, sim, uma exclusividade no segmento.

Renault Kaptur (Foto: Divulgação)
Revista Auto esporte 30/03/2016 – redação Autoesporte
[top]